domingo, 6 de novembro de 2011

O que eu aprendi ...

Nada melhor do que encerrar essa semana sobre DNJ em Morro Agudo do que com uma postagem sobre tudo que aprendemos não é mesmo? Tudo que for escrito a seguir foi copiado do Facebook, talvez vocês não entendam alguma coisa, mais quem foi com certeza saberá o significado de cada tópico!
  • Viajar de madrugada,na chuva e no frio dá sono.
  • Morro Agudo nem tem tanto morro, mais tem muita cana.
  • Você aprende a dar valor na comida, depois de ficar horas sem comer, e quando vai comer paga R$11,50 por dois salgados e um suco.
  • Celina Borges não canta apenas 'Tudo Posso' ela canta Tim Maia também
  • Na ida pelo menos metade do pessoal está animado, na volta não não se escuta nenhum barulho no ônibus.
  • Viagens da diocese de jales, sempre acaba tendo algum prejuízo, tipo uma janela quebrada, uma correia ou coisa do tipo.
  • Fazer amizade para trocar bandana é mais comum do que você pensa
  • Se for viajar com o Adimari Tur marque duas horas antes e leve um mecânico ou eletricista
  • A cidade de Severínia tem alto índice de tráfego, 0 192 não funciona e não é possível encontrar um termômetro , e andar sem capacete é permitido.
  • Se você for padre pode entrar e sair do palco do Rosa de Saron na hora que quiser e ainda foge da chuva sem sair do show
  • Que não é a quantidade de jovens da diocese que faz ela ser a melhor
  • Que a Cruz Peregrina da JMJ é muito pesada
  • Que o Pe. Miguel nunca ri durante uma entrevista
  • Tem pessoas sociáveis e não sociáveis
  • Que na nossa diocese tem muita gente que canta bem
  • Que temos compositores
  • Que quando dizemos que somos amigos, somos mesmo, até para ficarmos abraçados no sol cantando uma música.
  • Que pessoas que eu nem pensava que eram legal, são mais legais dos que as que eu vejo todo dia.
  • Que a casa da tia Magali é um albergue
  • Que não é difícil fazer o Jornal Nacional
  • Que a música do pintinho vai ser hit do DNJ
  • Que precisamos de um enfermeiro
  • Que nós temos muita história pra contar!
É galera, dia 30.10.2011 nunca vai ser esquecido por nós ... só que é hora que encerarmos esse tema por aqui! Amanhã revelo qual será o tema dessa semana! Fiquem conectados aqui e não esqueçam de divulgar?

Paz e Bem!

Lembranças ...

' Aonde você estiver, estarei , esperando que esteja me esperando também, e saiba que sim , eu sou seu amigo, pra sempre amigo, eu sou FELIZ '
Uma coisa que não podemos negar é que descobrimos muitos amigos neste DNJ,nada melhor do que relembrar destas pessoas através de fotos não é mesmo? Então segue algumas , que acredito que foram tiradas pela Leidiane! Enfim, cada uma representa um pouquinho desse dia tão inesquecível para todos.


Compartilhando Experiências +1

Boa noite meus queridos e minhas queridas! Enfim, hoje farei as últimas postagens sobre o DNJ em Morro Agudo, amanhã começaremos outra semana com um tema novo! Aguardem! Tenho 3 postagens para finalizar! Somente um testemunho aqui hoje, porque o pessoal não me mandou mais! Então vamos ver o que a Gabriela Prado de Fernandópolis achou do DNJ!

"A diocese de Jales foi brilhante no DNJ em Morro Agudo. Era uma alegria contagiante dos jovens, em especial minha, para ver o ícone de Nossa Senhora e também a Cruz Peregrina que vieram de tão longe, Madri (Espanha) . Estava alí bem pertinho de todos nós. Fiquei muito surpresa de ver tantos jovens reunidos, mas de 13 mil pessoas, pertencentes as dioceses de Barretos, Rio Preto, Ribeirão Preto, Catanduva, Jales, e de outras cidades como São Carlos e Teófilo Otoni. Muito bom saber que a cruz e o ícone percorreram o Brasil inteiro, e pensar que nós tivemos a oportunidade de vê-la. Valeu o cansaço e a noite mal dormida,porque isso não nos impediu de orarmos, divertirmos, e de evangelizar. Contamos também com a ilustre presença da Celina Borges e da banda Rosa de Saron, que fechou nosso DNJ com chave de ouro. Também não esquecendo que devemos nos orgulhar muito, pois a próxima JMJ será no Brasil, no Rio de Janeiro, e pra encerrar devemos lembrar do grito da mesma: A JUVENTUDE DO MUNDO INTEIRO, VAI SE ENCONTRAR NO RIO DE JANEIRO! "

Gabriela Prado - Fernandópolis.

Muit


sábado, 5 de novembro de 2011

DNJ Morro Agudo; Vídeos!

Bom dia meus queridos, ontem só não teve postagem pois fiquei quase o dia todo tentando fazer o upload dos vídeos que eu tinha prometido! Esse post vai ser destinado somente aos vídeos que temos sobre o DNJ em Morro Agudo!

Primeiro vai um vídeo do grito pra JMJ 2013: A JUVENTUDE DO MUNDO INTEIRO, VAI SE ENCONTRAR NO RIO DE JANEIRO!





Durante as diversas atrações do DNJ, um dos momentos mais especiais foi o show da Celina Borges, em que nossos jovens se uniram para demonstrar a amizade que nos envolve! Fica aí mais uma dica de vídeo!






Durante a volta de Morro Agudo, nosso ônibus acabou quebrando, e já que não conseguíamos ficar parados, que tal aproveitar para brincar de jornalista? Este vale a pena ver! Hilário!




E por fim, vai a chamada que os meninos do Rosa de Saron gravaram convidando a todos para o nosso DNJ, que irá acontecer dia 20.11.2011, na cidade de Fernandópolis! Quero ver todo mundo divulgando heim?






Fico devendo os vídeos das entrevistas do Pe.Miguel, Edvagner e da Jovem Thainara para a Rede Vida, é só esperar eles postarem na internet! E o vídeo que a Celina Borges gravou mandando um recadinho para toda nossa juventude também! Volto mais tarde aqui ok?

Paz e Bem!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Compartilhando Experiências.

Como o pessoal elogiou muito o que a nossa juventude escreveu sobre a Missão Jovem, decidi pedir para alguns jovens escreverem também sobre o DNJ, vamos ver o que as jovens Damaris e Leidiane tem para compartilhar com todos.

"13 mil jovens reunidos! Jesus Cristo é o que nos une. Receber a Cruz Peregrina é renovar o nosso ardor missionário, é olhar para os passos de Jesus e saber que devemos segui-los apesar de todas as dificuldades que encontramos em nossa caminhada de jovens cristãos. O ícone de Nossa Senhora nos lembra que Maria não abandonou Jesus e hoje ela caminha conosco, nos amparando após cada queda. Estar em Morro Agudo foi simplesmente maravilhoso! Como é lindo ver jovens comprometidos com o Reino de Deus e, felizmente, a Diocese de Jales mostra o seu rosto jovem e nos anima a sermos discípulos e missionários. Encontramos o impulso necessário para voltar às nossas comunidades e continuar evangelizando e mostrar ao mundo que jovem não é sinônimo de problemas, o jovem é a força, a esperança e só depende de nós a construção de um mundo melhor. Paz e Bem!"

Damaris Pavaneli - São Francisco


"Bom, começo agradecendo a nossos Padres, Miguel (Coordenador Diocesano da Juventude) e Edvagner (Coordenador Diocesano de Pastoral) que nos acompanharam durante todo o dia e a todos nós que estivemos reunidos e unidos no DNJ em Morro Agudo, com certeza estaremos sempre juntos em orações e em nossos corações. Esse foi o primeiro DNJ que participei fora de nossa Diocese. Acredito que o dia 30 de outubro de 2011 jamais se apagará de nossa memória, particularmente da minha.

Fizemos uma viagem abençoada até a cidade de Morro Agudo, chegando lá já se sentia o verdadeiro ardor Evangelizador e Missionário de nós JUVENTUDE PRESENTE.

Durante toda a caminhada que fizemos até o recinto estivemos ladeados pela Cruz Peregrina e pelo Ícone de Nossa Senhora que caminhava junto conosco. A missa foi o ponto máximo de emoção, particularmente no momento da entrada da Cruz em que nossas amigas ajudaram a carregá-la, né: Amanda, Damaris, Giovanna e Isabela.

O show da cantora Celina Borges foi claramente de reflexão, agradecimento e oração, especialmente por nossas famílias e amigos. A Banda Rosa de Saron, já trouxe um ar mais de pular, sair do chão, soltar a voz e cantar....

Não podendo esquecer do Envio que o Bispo de Barretos, juntamente com os Padres presentes nos incumbiram, de sermos anunciadores de Cristo e de não se esquecer de rezar por todas as Dioceses e lugares que a Cruz passar até a JMJ em 2013.

Com certeza essa emoção foi a mais bela e gratificante que pude receber e participar representando juntamente com todos os amigos e amigas de movimentos e pastorais da juventude de nossa Diocese de Jales. Esse dia verdadeiramente foi escolhido por Deus, passamos o dia todo juntos na oração, na diversão, nos shows, nos sustos, no almoço, na rodovia, no ônibus e na janta...Nos despedimos apenas na madrugada. Com certeza Cristo está feliz por sermos jovens de Cristo...Jamais esquecerei dos amigos e amigas que já conhecia e dos que a partir desta viagem já fazem parte do meu maior tesouro: Que se chama AMIZADE..

Não esperava que pudesse chegar tão perto, poder tocar e sentir a Cruz e o ícone de Nossa Senhora. Dinheiro nenhum desse mundo paga o sentimento de amor, gratidão e emoção que podemos sentir, através de nossa oração e de nossa doação ao próximo...

Levemos conosco esta frase de nosso saudoso Papa João Paulo II:“A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo"(Papa João Paulo II)"


Leidiane Cabreira - Fernandópolis

Dia Nacional da Juventude em Morro Agudo/SP

Minha juventude linda, falhei novamente com vocês, desculpa por essa semana não ter postado antes, é que voltei de viagem e tudo foi uma correria! Portanto hoje farei 4 posts com o que tinha preparado para postar nos dias anteriores! Espero que gostem do que estou preparando aqui! Nada melhor do que começar contando o que aconteceu não é? Por isso aí vai um pequeno levantamento do que aconteceu no dia 30.10.2011 ;

No dia 30 de outubro, cerca de 13 mil pessoas participaram do Dia Nacional da Juventude (DNJ) em Morro Agudo (SP). O evento começou com uma caminhada às 7h, saindo da praça da igreja matriz até o Recinto da Festa do Peão com a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora. O tema do DNJ este ano foi “Juventude e Protagonismo Juvenil” e o lema “Jovens mulheres tecendo relações de vida”.

Durante o dia os participantes das quatro dioceses da sub-região Ribeirão Preto II do Regional Sul I (dioceses de

Barretos, Catanduva, Jales e São José do Rio Preto), organizadoras do DNJ, e diversas cidades de outras dioceses da região, participaram da missa, shows de Crux Sacra, Celina Borges, Rosa de Saron e apresentação teatral. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo da diocese de Barretos, Dom Edmilson Amador Caetano, e concelebrada pelos bispos de Catanduva, Dom Otacílio Luziano da Silva, o bispo de São José do Rio Preto, Dom Paulo Mendes Peixoto, e padres das quatro dioceses.

Foram arrecadados 4.500 kg de alimentos que serão doados às famílias carentes de Morro Agudo e foram realizados cerca de 320 cadastros de doadores de medula óssea em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos. A arrecadação e o cadastro foram os gestos concretos do evento.

No final do show de Rosa de Saron foi realizada a despedida e envio dos símbolos da JMJ. Dom Edmilson, em nome da sub-região, entregou os símbolos aos cuidados do padre Edvaldo Aparecido dos Santos, da diocese de Teófilo Otoni (MG), que viajou 20 horas de caminhão para buscá-los. A Diocese de Barretos foi a última do estado de São Paulo (Regional Sul I), a receber os símbolos que chegaram ao Brasil no dia 18 de setembro, na arquidiocese de São Paulo. A Cruz e o Ícone serão acolhidos em dioceses de todo o país até chegar ao Rio de Janeiro, em julho de 2013, para a realização da JMJ com a presença de jovens de diversas partes do mundo e do Papa Bento XVI

Fonte: jovensconectados.org.b

domingo, 23 de outubro de 2011

Testemunhos - Final

Boa Noite galera linda, peço mil desculpas por ontem não ter postado, é que com a correria do ENEM nem tive tempo que ficar um pouco na internet! Enfim, como ninguém mais me enviou testemunhos, encerro esta semana sobre a missão jovem com fotos desse marco em nossa juventude, antes que esqueça deixo um agradecimento especial a Leidiane de Fernandópolis que enviou todas essas fotos! Durante esta semana acredito que não terá postagens, só depois do final de semana que acontecerá em Morro Agudo o nosso DNJ do Sub Regional, logo mais teremos novidades! Espero encontrá-los lá! Paz e Bem!

















sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Testemunhos - Parte 4

Meus Queridos, Boa Tarde! Estou muito feliz com a repercução que o blog está tendo, ontem contamos com 100 visitas! Isso mesmo *-* , muito Obrigada a todos! E hoje teremos o depoimento do Seminarista Juliano, e do Padre de Estrela D'Oeste, Claudemir.


“SE A JUVENTUDE VIESSE A FALTAR O ROSTO DE DEUS IRIA MUDAR”

O PROTAGONISMO DOS NOSSOS JOVENS DIOCESANOS

“Deus precisa, a Igreja precisa, o Brasil precisa de jovens cheios de FORTALEZA”(Papa João Paulo II)

Fazendo uso das palavras proclamadas pelo Beato João Paulo II, que inicio esta singela descrição sobre A MISSÃO JOVEM 2011 realizada nos dia 15 e 16 de Outubro de 2011, na cidade de Estrela D’oeste- SP.

O clima estava propício para “dormir, para tomar um chocolate quente e ficar em casa”, porém a presença dos jovens mostrou que era preciso muito mais para desanimá-los, o tempo proporcionou o anúncio e contribuindo para que A MISSÃO JOVEM acontecesse com o ROSTO E A MARCA DA JUVENTUDE DIOCESANA DE JALES.

Pois bem, AGRADEÇO em primeiro lugar a Deus pela graça do incentivo do IR de encontro com os jovens missionários que através de suas visitas depararam com inúmeras realidades, diferentes famílias, despertando e motivando outros jovens a testemunharem sua fé, através do anúncio da palavra, da vida, ao qual somos batizado e assim CHAMADOS A SER: DISCÍPULOS, MISSIONÁRIOS E PROFETAS.

Tivemos como ponto alto da MISSÃO JOVEM a celebração Eucarística, preparada sob os cuidados dos jovens, presidida pelo nosso amigo Pe. Miguel (Coordenador do Setor da Juventude Diocesana). Foi um momento MARCADO DE TESTEMUNHOS, DE AGRADECIMENTOS e muita alegria. Não poderia ser diferente, pois O ROSTO DE DEUS configurava-se em CADA JOVEM. “Com certeza se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar”.

Celebrando ainda a UNIDADE DA MISSÃO JOVEM planejaram e preparam muito bem a BALADA DA FÉ...Ali houve partilhas de risadas, danças, pulos, musicas do “arco da velha”, beber água ou guaraná, mas que acima de TUDO O QUE VALIA ERA CELEBRAR A VIDA :a UNIDADE, A ALEGRIA, A PRESENÇA, AS AMIZADES que se consolidavam.Ficou o sinal do TESTEMUNHO que é possível fazer festa E “SER SANTO”, sem deixar de ser JOVEM...

A CERRAÇÃO NOTURNA PAIRAVA sobre a cidade, parecia cenário de cinema! Assim já estava na hora de descansar, pois mais um dia de missão nos aguardava...

De fato, bem cedo começamos nossas atividades com mais jovens que vieram compor o time de missionários, provindo de todos cantos da diocese.

A oração sempre é a melhor forma de começar qualquer MISSÃO, então sentimo-nos chamados a rezar pelos jovens que vieram, pelos que não puderam participar, pelas famílias que nos acolhiam, também pelas que não aceitariam nossas visitas, assumimos juntos o compromisso em SER A PRESENÇA DO ROSTO DE DEUS NO MEIO DO POVO.

A alegria, a satisfação transparecia por todos os cantos, e em todos que participaram, o que mais chamou minha ATENÇÃO FOI A FALA DE UMA SENHORA que disse:

OS MENINOS O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO É MUITO BOM, ISSO MOSTRA QUE NOSSA IGREJA NÃO ESTÁ MORRENDO, BOM SERIA QUE SEMPRE VOCÊS FIZESSEM ISSO.“

Portanto, fica o CONVITE para que PROSSIGAMOS A MARCHA AO ENCONTRO COM NOSSOS CAMPOS MISSIONARIO DO DIA- A-DIA, dando testemunho da nossa VIDA, COM NOSSA FÉ !!! QUE VENHA 2012!!!"

Juliano Fortunato - Seminarista da diocese de Jales

" Aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro em nossa cidade de Estrela d’Oeste a 3ª Missão jovem Diocesana, com a participação de 260 jovens vindos de várias paróquias e comunidades de nossa Diocese de Jales.

Foi um momento da graça de Deus conduzido pela força do Espírito Santo que desde o ano passado, escolheu nossa paróquia como local de sediar a Missão Jovem. A princípio, confesso que bateu certa insegurança, mas no desenrolar da preparação, eu e padre Miguel, pudemos constatar o compromisso, as expectativas e a fidelidade da nossa juventude, que parece ter encontrando seu lugar em nossas comunidades e paróquias, mostrando que são capazes e estão a fim de assumir com toda a Igreja a missão que Jesus confiou a todos os seus discípulos e discípulas.

No desenrolar da missão, houve momentos de espiritualidade, visitas e orações nas famílias, o que demonstrou a coragem e o dinamismo dos nossos jovens, batendo de porta em porta, para levar a mensagem do Evangelho. Houve também momentos de diversão como a Balada da Fé, onde eles testemunharam que é possível se divertir e agitar a galera sem bebidas alcoólicas ou outros meios que muitas vezes destroem a vida. Também tivemos um momento vocacional, onde puderam refletir sua vocação e sua missão na Igreja.

O que mais impressionou a todos é que os próprios jovens é que foram fazendo a missão acontecer, do jeito jovem de ser, ensinando a nós, adultos que também colaboraram, que precisamos abrir o coração da Igreja, as portas de nossas comunidades para que o jovens encontre o seu lugar e sejam discípulos missionários de Jesus Cristo.

Deus abençoe a todos os jovens que participaram dessa missão! E o nosso muito obrigado!"

Padre Claudemir Ortunho - Administrados Paroquial de Estrela D'Oeste

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Testemunhos - Parte 3

Boa noite galera, infelizmente não estou conseguindo contato com algumas cidades. Se você jovem, participou da missão jovem em Estrela D'Oeste e seja das cidades que irei citar, por favor entre em contato comigo pelo e-mail : amandabonetto@hotmail.com, As cidades são: Suzanapólis, Palmeira D'Oeste, Aparecida D'Oeste e São João das Duas Pontes. Devido os problemas que já disse, hoje nosso testemunho será único, mais nem por isso menos importante, e vamos ler o que o nosso seminarista José Antônio tem para dizer! Até amanhã ;*


A ALEGRIA DE SER MISSIONÁRIO!!!

Por José Antonio Soares,

Seminarista - Diocese de Jales

O nosso Papa, Bento XVI, nos diz que “ser missionário significa levar a toda pessoa a boa notícia: Deus é amor”.

O missionário é instrumento de Deus. Instrumento da misericórdia e da reconciliação, do Seu amor!

Relato:

_ _ _Domingo 16 de outubro de 2011

3ª Missão Jovem Diocesana, Diocese de Jales.

Estrela D’Oeste – SP...

Por volta das 10h, após a oração e o café da manhã...

>> Olá nós somos jovens missionários da Igreja católica e estamos passando nas casas para conversarmos e rezarmos juntos. Vocês aceitam?

- Não, agora não posso. Volta outro dia!

...Deus o abençoe.

...E fico pensando: E se Deus agisse assim com agente: “Deus preciso de sua ajuda!!! Ah meu filho volta outro dia...agora eu não posso!”

...Quantas vezes Deus vem ao nosso encontro e nós o rejeitamos? Deixamos passar. Perdemos a oportunidade.

Uma coisa é certa: Deus nunca desiste de nós! Mas as oportunidades que aparecem em nossa vida são únicas, nunca voltam da mesma forma. Assim, batendo literalmente na nossa porta, pode demorar pra voltar.

Não podemos deixar Deus simplesmente passar por nós, precisamos ouvir o que Ele tem a nos dizer, celebrar sua presença em nossa vida.

Nossa atitude deve ser sempre de acolhida. Então: Quando Jesus passar?

“Quando Jesus passar,

Quando Jesus passar,

Quando jesus passar,

eu quero estar no meu lugar.”(música Pe. Zezinho,scj)

-- Sim eu quero. Entre! Eu fui à missa hoje! E por favor, não repare a bagunça.

Que graça. Como vemos Deus na simplicidade, na sinceridade e abertura de um coração humilde e batalhador. Me ensina que é preciso sorrir, lutar e ser grato pelo que já conquistamos. Ah... E nunca deixar de confiar em Deus. Deus é a nossa rocha.

--- Sim, mas vocês vão ser rápidos? Tenho um monte de coisa pra fazer!

Pode ser... nós queremos rezar com você! (nossa que casa bonita...). Como somos marcados pelo ativismo. É preciso saber quando parar. Nessas horas lembro-me de Marta e Maria.... É preciso escolher a melhor parte!!!

----Não, eu não quero. Eu sou evangélica!

Tudo bem. Fique com Deus, Deus te abençoe.... Mas eu também sou evangélico!!! O ecumenismo ainda é um grande desafio!

----- Claro que sim, vamos entrando. Sejam bem vindos!

Sinto-me literalmente abraçado e afagado por Deus! Ele está no meio de nós!!!

Quando saímos em missão a resposta positiva é o que todo missionário gostaria de ouvir. Nem sempre é assim, o que nos mostra que a missão é necessária, deve ser permanente. Muitos ainda não conhecem a boa notícia. É preciso anunciá-la.

Nem todos dizem sim, por isso a missão não deve parar!

A alegria deve reinar em nosso coração, pois Deus nos chama a sermos discípulos-missionários a serviço do amor.

Desde a primeira vez que me coloquei a serviço para a missão um frio na barriga me acompanha. Penso que seja a responsabilidade do anúncio que sou chamado a fazer misturado com o desafio de sair de mim mesmo, esquecer minha timidez, o medo de não ser capaz, a vergonha, em favor de um bem maior: Levar a toda pessoa a boa notícia: Deus é amor!

Esta missão jovem em Estrela D’Oeste não foi diferente!

Nesta ocasião, além da semelhança com outras missões, me fez feliz ver como a juventude não hesitou em dizer sim.

“Novos evangelizadores para a nova evangelização: a Palavra de Deus cresce e se multiplica” (at 12,24).

Foram momentos maravilhosos. Por isso digo que melhor que isso, só dois disso! rs...

o MUNDO PRECISA DE NOVOS EVANGELIZADORES!!! todos precisam se contagiar da alegria de ser missionário.

paz e bem!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Testemunhos - Parte 2

Boa Noite Juventude Linda! Antes tarde do que nunca não é? Hoje teremos mais três testemunhos, que ficaram a cargos dos jovens Edivaldo, Giovana e Sabrina! Recomendo darem uma olhada, realmente estão ótimo! Paz e Bem, e amanhã quero ver todo mundo aqui novamente!

"Cada um de nós somos chamados por Deus para construirmos algo novo em nossa sociedade, somos protagonistas da nossa historia e coadjuvantes da historia de nossos irmãos, fazemos parte desta grande família e portanto somos responsáveis uns pelos outros, somos enviados em missão para mostrar ao mundo a participação como igreja que que caminha em busca de uma sociedade mais fraterna.Estarmos inseridos nessa missão foi mostrar aos homens o jeito novo de sermos igreja, do modo jovem de ser, com alegria e também seu outro lado, o responsável, aquele que não se cala diante das injustiças e que age em favor dos outros.Participar da missão é engajar-se na luta contra a violência e mostrar o rosto jovem que não tem medo dos desafios, que quer sempre ir além.A missão em Estrela d'Oeste em especial me fez sentir diferente, a cada visita, a cada testemunho dos jovens ou dos moradores, era como se estivessem falando de mim, o receio de nos receber ou o grande sorriso em seus rostos pela nossa humilde visita, muitas vezes marcados por uma vida de dificuldades e sofrimentos, ou o silêncio que se quebrava com o choro, e a emoção de se sentir realmente tocados por Deus.E que nas próximas missões deixemos ser instrumentos de Deus para irmos aos irmãos que mais precisam da sua presença, sejamos verdadeiros cristãos: "ide e fazei discípulos meus em todos os povos"

Sabrina - Pereira Barreto


"Missão Jovem, um chamado de Deus para levar suas palavras, a quem necessita, não só palavras, mas atenção, um sorriso e um abraço.A cada casa visitada uma lição de vida, os testemunhos das famílias, nos leva a refletir sobre a nossa vida, e com isso saber que mesmo com dificuldades, podemos ajudar os outros, levando uma simples palavra de esperança, para se viver melhor, enfrentando as dificuldades, mostrando que Jesus caminha conosco, e não nos abandona.Nada é por acaso, Deus nos enviou a quem mais precisava, mesmo que muitos tenham fechado a porta. Mas aqueles que abriram as portas, não abriram as portas para os jovens, mas sim para Jesus, deixou que ele transformasse suas vidas e que o Espírito Santo derramasse suas bênçãos, deixou que as palavras de esperança e libertação tomassem conta de seu lar. A última casa que visitei não esquecerei, pois marcou muito, Deus nos enviou até lá, e percebemos que ele é providencia, nos leva para o lugar certo.Basta percebermos sua presença, para contemplamos suas maravilhas. Já estávamos indo embora para almoçar, mas sentia que a missão ainda não estava concluída, insisti e fomos a mais uma casa, onde uma senhora nos recebeu com muito carinho, ela muito emocionada, nos mostrou que necessitava do carinho de Jesus, um abraço. Seu filho é dependente químico e vive em um sitio para poder se recuperar, ela precisava de uma palavra de esperança, de que seu filho poderia se recuperar.É uma alegria saber que podemos fazer a diferença, transformar vidas, fazer os outros felizes, levando a mensagem de Jesus. Esta é nossa missão, e ela não pode parar, deve ser continuada em cada comunidade, pois um simples gesto de acolhimento muda a vida das pessoas. Assim teremos uma comunidade firme na fé e presente com Cristo."

Edivaldo - São Francisco

"Festa, oração, música e alegria que contagiava a qualquer um. Foi isso que se viu nos dias 15 e 16 de outubro em Estrela d’Oeste onde aconteceu a 3° missão jovem da diocese de Jales.Foram jovens de várias cidades como: Pereira Barreto, Auriflama, Jales, Urânia,São Francisco,São João das duas Pontes, Palmeira D’ Oeste, Estrela D’oeste e inclusive Fernandópolis, cidade onde moro. A população da cidade ficou surpresa com o tanto de jovens presentes, confesso que também fiquei. Como meu grupo chegou atrasado, entrei na igreja mais que depressa para acompanhar a oração que já iria começar. Ao entrar me espantei, mas foi um espanto de “Nossa que lindo! Quantos jovens“.Sem dúvida foi uma experiência incrível. Eu já havia participado de algumas missões, porém nenhuma era só de jovens. Ambas são inexplicáveis, pois só quem participa sabe e sente as sensações que acontecem dentro das casas. O jovem parece que ao chegar e falar com as famílias tem um brilho no olhar que mexe com qualquer um.Fora a alegria que contagia e invade o coração da gente, nesses dois dias eu particularmente não conseguia ficar triste e nem vi nenhuma pessoa nesse estado. Tristeza e preguiça eram sentimentos que não se via e nem passava pelo coração dos jovens que ali estavam.Essa missão serviu para mostrar ainda mais a força que a juventude tem, e que nós jovens não estamos perdidos e que estamos vivos para lutar por um mundo melhor com muita paz, amor e oração."

Giovana - Fernandópolis

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Testemunhos - Parte 1

Então querida juventude, como prometido, hoje começaremos os testemunhos do pessoal que participou da missão,e para que não fique muito cansativo, separamos uma pessoa por cidade para escrever, e ao longo dessa semana poderemos compartilhar das experiências vividas! Hoje fica por conta das cidades de Jales, Urânia e Estrela D'Oeste.

"Viver uma missão é sempre um marco muito grande na nossa Igreja Católica, mas quando essa missão reúne vários jovens de nossa diocese, torna-se mais que impressionante... torna-se admirável! Nós percebemos durante as missões jovens, que já vivemos, que cada vez mais a juventude está empolgada para o trabalho de evangelizar, e em Estrela d’Oeste não foi diferente. Todos os jovens que estavam participando, tinham o intuito de evangelizar independente dos obstáculos que encontraríamos. Apesar da chuva, conseguimos abençoar e proclamar a palavra de Deus por todas as casas onde passamos!

Agora deixamos o convite, para que todos os jovens sigam o caminho de nosso Deus Pai, evangelizando para outros jovens, para adultos, crianças e todos aqueles que passarem por seus caminhos! Paz e bem á todos!"

Thainara Naves - Jales

"A Missão Jovem Diocesana, superou nossas expectativas, apesar de ser a primeira vez que eu participo posso dizer que foi o melhor momento da Juventude reunida de nossa diocese! Todos os jovens com espírito missionário, saindo em missão incansavelmente para fazer aquilo que Jesus Cristo nos Confiou, “Ide pelo mundo todo e pregai o evangelho a toda Criatura” enfim, aprendemos muito com as famílias que visitamos, ficamos surpresos com o acolhimento das pessoas, independente de religião. Enfim mais de 250 jovens envolvidos nesta Missão que foi cumprida nos dias 15 e 16, que Deus nos abençoe, para que continuemos a fazer esse trabalho."

Robson - Urânia


"A Missão Jovem é um Projeto da Pastoral Juvenil Inspetorial e quer oportunizar ao jovem uma experiência de Deus em meio ao povo.Ela possibilita ao jovem uma prática do anuncio da Boa Nova de Jesus Cristo a partir da experiência de Comunidade.O jovem descobre que sua presença é dom do Senhor para as Comunidades e para a Igreja.Este ano a Missão Jovem aconteceu entre os dias 15 e 16 de outubro na cidade de Estrela d' Oeste . Aonde estiveram presentes aproximadamente 300 jovens, que puderam vivenciar mais profundamente Deus, na simplicidade do povo que nos acolheu com alegria. Foram dias de partilha, convivência,entusiasmo e aprendizado entre os jovens e a Comunidade.E como foi minha segunda experiência, eu estava com um olhar diferente sobre as místicas, um olhar mais maduro sobre a Bíblia. As atividades conseguiram me mostrar um mundo aos olhos de Deus e a parte que eu mais gostei foi quando uma senhora me disse " Pra quem você tira o chapéu" foi o momento mais forte, porque perceber meus defeitos e meus pontos fortes, foi muito difícil.Gostei também dos momentos livres de recreação, rever amigos das missões e conhecer novas pessoas."E entre tudo isso eu aprendi muitas coisas,' Expressar gratidão não é um costume muito difundido entre nós.Quando temos saúde, quando conseguimos superar as dificuldades e os problemas, em geral, apenas não reclamamos.Reconhecer as coisas boas que nos acontecem pode ser um estímulo para vivermos cada vez melhor.Quem tem fé agradece a Deus e aos irmãos. E todos, independente da fé, podemos fazer do Dia de Ação de Graças, um dia de saborearmos nossas conquistas.A Celebração missionária é um convite para todos os líderes religiosos, lideranças políticas, operários, industriários, agricultores, educadores, alunos para despertar em todas as pessoas e comunidades o senso de responsabilidade.Compartilhando entre todos o reconhecimento de que os seres humanos -independentemente de religião, raça, sexo e origem étnica - têm direito à Educação e às oportunidades de obter uma subsistência segura e sustentável. Enfim, nosso compromisso com a Paz no planeta Terra significa cuidar para que todos tenham direito à grande obra do Criador: A VIDA 'Não sei como explicar como esse momento marcou minha vida, foi Muito especial, para todos que estavam presente! e agora só resta esperar a 4°Missão Jovem , espero que seja como essa desse ano, ou melhor. Um abraço a todos, fiquem com Deus."


Joice Carvalho - Estrela D'Oeste

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Missão Jovem - Diocese de Jales

Nossa Diocese sempre manteve um ardor missionário, quando em 1995 começa a semana missionária, totalmente diferente do modo que temos hoje, mais um grande inicio.
Esses momentos sempre atraem muitos fiéis a outras cidades a fim de evangelizarem as pessoas e de poderem ouvir testemunhos que poderão mudar suas vidas. E dentre esses missionários, cada vez mais encontravam jovens, dispostos a seguir missão, porém, durante a semana missionária de Santa Fé do Sul em 2009, a participação dos jovens foi surpreendente, o que levou a algumas pessoas a idealizarem um momento especial, a nós jovens, é a partir desse sonho, que a missão jovem começa a ganhar cara em nossa diocese.
Ainda no ano de 2009, entusiasmados com a juventude, a cidade de Pereira Barreto, dá inicio a 1ª Missão Jovem Diocesana, que acontece no mês de Dezembro. Apesar de todo entusiasmo, poucos jovens compareceram, contando apenas com as cidades de Auriflama, Jales, Ilha Solteira e a que nos acolhe, Pereira Barreto. Porém o desanimo não nos abateu, e tivemos um final de semana, além de missionário, propício para conhecer melhor aqueles que estavam a nossa volta, e assim, encerrava-se um grande passo de nossa diocese.
Dado o impulso, no ano de 2010, a cidade de Auriflama, cedia a 2ª Missão Jovem diocesana, dessa vez acolhendo aproximadamente 100 jovens, sendo as cidades participantes: Jales, Estrela D'Oeste,General Salgado e a cidade cede. Desta vez foi pensado em utilizar de momentos de místicas para os jovens poderem compartilhar de suas experiências, tornando o final de semana marcante para todos que estiveram presentes.
E por fim, em 2011, nos dias 15 e 16 de Outubro, a cidade de Estrela D'Oeste, realizou a 3ª Missão Jovem Diocesana, que contou com a participação de aproximadamente 300 jovens, sendo das cidades de Auriflama,Pereira Barreto, Suzanapólis, Palmeira D'Oeste,São Francisco, Aparecida D'Oeste, Jales, Urânia, Fernandópolis, São João das Duas Pontes, Santa Izabel do Marinheiro e Estrela D'Oeste.
Desta vez o que abrilhantou a missão foi os momentos relacionados a vocação, encarregados pelo Pe. Valdair e pelos seminaristas , e os momentos de interação, que foram muito bem planejados pelos Padres Claudemir e Miguel, e pelos grupos de jovens da cidade.
Não há palavras que possam explicar o quanto este momento foi marcante em minha vida e apenas quem pode participar sabe do que estou dizendo, e o que nos resta é esperar que venha a 4ªmissão jovem!

Parabéns a organização e a todos que participaram!

Amanda Bonetto - Auriflama - PJ

Voltando!

Olá queridos (as) Jovens! Depois de um longo tempo sem atualização, a partir de hoje voltaremos com as postagens!
Pedimos sinceras desculpas pelo abandono, infelizmente com a correria dentro de nossos grupos de base e na própria diocese,acabamos deixando de lado esse meio de comunicação tão importante hoje em nossa vida!
Portanto durante essa semana haverá mudanças de layout, espero que gostem!
E devido a 3ª missão jovem diocesana, que aconteceu nesse final de semana em Estrela D'Oeste, teremos a semana recheada de testemunhos dos jovens que estavam presentes e tornaram esse momento de missão inesquecível!
Até novas mudanças, o blog está na minha responsabilidade, Amanda Bonetto, de Auriflama, por isso, se você tiver alguma matéria interessante sobre seu grupo ou sobre algum outro assunto, envie no meu e-mail: amandabonetto@hotmail.com
Estou esperando a colaboração de todos!

Paz e Bem!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

1º de Maio - Beatificação do Papa João Paulo II

“Deus nos chamou à santidade” (1 Ts 4,7)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirige-se aos católicos e a todas as pessoas de boa vontade para manifestar sua alegria e gratidão a Deus pela beatificação do Servo de Deus, João Paulo II, no próximo dia primeiro de maio. O Papa João Paulo II amava muito o Brasil e visitou nosso País por três vezes. Entre nós, ele foi carinhosamente acolhido e aclamado como “João de Deus”.

A beatificação nos incentiva a aprofundar nossa vocação universal à santidade. Na sua primeira mensagem, ele convidou a todos: “abri as portas a Cristo Jesus!” Sua vida foi um testemunho eloquente de santidade, pela grande fé, amor à Eucaristia, devoção filial a Maria e pela prática do perdão incondicional. A Palavra de Deus foi por ele intensamente vivida e anunciada aos mais diferentes povos. A espiritualidade da cruz o acompanhou na experiência da orfandade e da pobreza, nas atrocidades da guerra e do regime comunista, mas principalmente no atentado sofrido na Praça de São Pedro. De maneira serena e edificante, suportou as incompreensões e oposições, as limitações da idade avançada e da doença.

O mundo inteiro foi edificado pelo seu empenho em favor da vida, da família e da paz, dos direitos humanos, da ecologia, do ecumenismo e do diálogo com as religiões. Revelou-se um grande líder mundial, um verdadeiro “pai” da família humana. Pediu várias vezes perdão pelas falhas históricas dos filhos da Igreja. Ele mesmo foi ao encontro do seu agressor, na prisão, oferecendo-lhe o perdão. Pela encíclica Dives in Misericordia e na instituição do “Domingo da Divina Misericórdia”, manifestou seu compromisso com a reconciliação da humanidade.

Foi um papa missionário. Numerosas viagens apostólicas marcaram seu pontificado e incentivaram, na Igreja, o ardor missionário e o diálogo com as culturas. No Grande Jubileu conclamou e encorajou a Igreja a entrar no terceiro milênio cristão, “lançando as redes em águas mais profundas”. Afirmou e promoveu a dignidade da mulher; ampliou o ensino Social da Igreja e confirmou que a promoção humana é parte integrante da evangelização. Valorizou os meios de comunicação social a serviço do Evangelho. A todos cativou pelo seu afeto e sensibilidade humana; crianças, jovens, pobres, doentes, encarcerados e trabalhadores foram seus preferidos.

O Papa João Paulo II estimulou, especialmente, as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Aos sacerdotes dirigiu, todos os anos, na Quinta-Feira Santa, sua Mensagem pessoal. Leigos e consagrados foram valorizados e encorajados nos Sínodos a eles dedicados, para promover sua dignidade, vocação e missão na Igreja.

Convidamos, portanto, todo o povo a louvar e agradecer a Deus pela beatificação do Papa João Paulo II. “O Brasil precisa de santos”, proclamou ele na beatificação de Madre Paulina. Sensibilizados por essas palavras, confiamos à sua intercessão a santificação da Igreja e a paz no mundo. Fazemos votos de que seu testemunho e seus ensinamentos continuem a animar a grande família dos povos na construção de uma convivência justa, solidária e fraterna, sinal do Reino de Deus, entre nós.

Mensagem da CNBB.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Atividades Permanentes 2011

Por Edney Santos Mendonça,
Representante da PJ no CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude)

As atividades permanentes das PJs sempre trazem em si reflexões sobre a vida da juventude, seus direitos e também sua luta. A Semana da cidadania que normalmente se realiza de 14 a 21 de abril, neste ano terá o Tema: Juventude, terra viva. Vamos refletir a questão da Terra que mata tantos e tantas, mas também a juventude que é essa terra boa de que nasce grandes árvores que dão tantos frutos pra sociedade. Com o Lema: Da mãe terra, esperança e resistência, nos leva a repensar os modelos de desenvolvimento ao interior, ao campo, às comunidades ribeirinhas que tanto clamam pelos seus direitos e uma vida digna. A Parábola do semeador Mt 13, nos iluminará para vermos as terras em que cai a semente.
A Semana do estudante que compreende o dia do estudante 11 de agosto, esse ano de ser de 8 a 14 de Agosto, será iluminada pela Multiplicação dos Pães em Mc 6, 39-44, que iluminará a resistência e a perseverança dos jovens indígenas e negros que tanto sofrem desde a colonização desta Terra. O Tema é: Juventude negra e indígena: comunidades de resistência. No Lema: Dos tambores e cirandas, à luta pela vida traremos tantos elementos da cultura destes povos dos quais o Brasil tem uma grande dívida social.
Encerrando nosso ciclo de atividades, em 30 de Outubro de 2011, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) traz um tema muito antigo, mas que tem ganhado cada vez mais força nos temos atuais. Vamos Valorizar a Mulher com o Tema: Juventude e protagonismo feminino. Assim, daremos mais visibilidade a tantas jovens que doam suas vidas nos grupos de base, nos movimentos populares e sociais, nas ONGs, nas cordenações das Pastorais e na sociedade Brasileira. Com sua energia, beleza e resistência construirá nosso Lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida. Tudo isso iluminado pela Mulher samaritana Jo 4,1-42.
Ano de 2011, ano de muita mística, muita luta, muita resistência em favor desses setores da juventude que são os mais atingindos pelas desisgualdades sociais.
As Atividades Permanentes são parte da ação evangelizadora das Pastorais da Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJR, PJMP). Possuem caráter ecumênico e missionário e pretendem ser parte de processos de mobilização e nucleação de grupos juvenis nos diversos espaços eclesiais, escolares e populares.
As atividades dialogam sempre com o tema da Campanha da Fraternidade, privilegiando a ligação orgânica da ação das Pastorais da Juventude com o caminho das reflexões da Igreja no Brasil e aprofundando o tema a partir da perspectiva juvenil.
Fonte: www.pjmaringa.com

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Reunião 12/02;

Em clima de festa e despedida, os jovens da Coordenação da Juventude Diocesana de Jales – CDJ – juntamente com os representantes de setores, realizaram no último sábado (12 de Fevereiro) na Escola Vocacional, a primeira reunião do ano de 2011.

De inicio, cada jovem relatou a realidade vivenciada em seu grupo, as dificuldades que possui e projetos realizados pelos mesmos, uma forma amigável de apresentação e de informações sobre o que acontece em cada setor de nossa Diocese.

Foi apresentado o novo coordenador diocesano do setor juventude, Pe. Miguel Donizete Garcia, que ocupou o cargo antes preenchido pelo Pe. Valdair Aparecido Rodrigues que ora está como reitor do Seminário da Diocese a pedido do Bispo Dom Luiz Demétrio Valentini.

Na pauta da reunião, foram abordados assuntos pendentes como a 12ª edição do maior evento de jovens católicos do mundo, trata-se da Jornada Mundial

da Juventude (JMJ) 2011, que ocorre entre 16 e 21 de Agosto, em Madrid – Espanha – e escolhidos por critérios de seleção e votação, os jovens que iriam representar a Juventude da Diocese de Jales.

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de dezenas de milhares de jovens católicos. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participa a juventude do mundo inteiro.

Partilhamos todas as nossas expectativas para os encontros a serem realizados durante o ano, sobretudo as formações e oficinas.

O clima de festa se deu ao fato de comemorarmos com muita bagunça e uma agradável surpresa, o aniversário do nosso Assessor Pe. Onivaldo Dyna da Silva que completou mais um ano de vida.

As despedidas ficaram por conta da ausência do ex-coordenador, Pe. Valdair e do nosso amigo Gustavo Pelais que irá deixar de freqüentar nossas reuniões para estudar em Paranaíba na Universidade Estadual do Mato Grosso de Sul – UEMS – o curso de ciências sociais, que com certeza foi mais uma das muitas conquistas que há de realizar em sua vida. Parabéns amigo, que Deus lhe ilumine nessa nova caminhada.

Enfim, partimos animados pra continuar nossa missão e serviço no meio da juventude de nossa Diocese!

Jhonatan C. Martinez, Santa Fé do Sul