domingo, 24 de outubro de 2010

mensagem do Setor Juventude pelo Dia Nacional da Juventude 2010

DNJ 2010 - 25 anos

O mês de outubro, dedicado ao aprofundamento da dimensão missionária da nossa vocação de discípulo, foi escolhido para contemplar um dos maiores eventos de juventude da Igreja em nosso país: o Dia Nacional da Juventude (DNJ).
Estamos comemorando 25 anos de sua existência. Motivado pela promulgação do Ano Internacional da Juventude, pela ONU em 1985, o DNJ nasceu por iniciativa da Pastoral da Juventude e sempre quis ser um momento especial de manifestação da beleza, da força e do compromisso da nossa juventude. Percebendo a necessidade de proclamar bem alto a boa-nova de Jesus Cristo, este evento de massa vai às ruas e aos grandes espaços públicos para, juntamente com várias outras expressões de juventude, cantar a força da vida e mostrar a todos o quanto ainda se tem a aprender com o dinamismo juvenil.
Parabéns a todos aqueles e aquelas que, durante esses anos, não só mantêm acesa a chama deste evento, mas, através dele, provocam um olhar mais carinhoso, verdadeiro e respeitoso com relação a nossa juventude.
Este significativo Jubileu coincide com a manifestação que os jovens católicos, sob a orientação das pastorais da juventude, fazem nas praças para um ‘basta à violência juvenil’. A juventude é portadora de riquezas imensas, sonhos ousados, coração generoso, espiritualidade vibrante, muita energia e criatividade, e não podemos deixar que a violência social e cultural comprometa o presente que Deus nos concede com a vida dos jovens para a vida de nosso povo.
Ao festejar esta data memorável, vamos, todos, renovar nossa paixão pela juventude motivando-a, sobretudo, à paixão por Aquele que, chamando-nos de amigos, se coloca como o único Caminho, Verdade e Vida.
Brasília, 24 de outubro de 2010
Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB
Bispo referencial para a Juventude-CNBB
Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro
Assessor do Setor Juventude-CNBB

sábado, 16 de outubro de 2010

Convocação para o DNJ 2010 - Faltam 8 dias!

Juventude linda de nossa Diocese,
Falta uma semana para o nosso dia, o Dia Nacional da Juventude 2010, que acontecerá este ano em Jales no próximo dia 24 de outubro, domingo. Esse é um ano muitíssimo especial para nós jovens, pois comemoramos o Jubileu de Prata do Dia Nacional da Juventude. Sim! Já se passaram 25 anos desde o primeiro DNJ realizado! O DNJ nasce em um contexto interessante: era o fim da ditadura militar e o Brasil, aos poucos, voltava ao normal; então surge a juventude unida, que ao mesmo tempo que comerava seus direitos conquistados, pedia melhores condições de vida aos jovens e às jovens, presente e futuro da sociedade.

Este ano, queremos comemorar tudo o que somos e agradecer a Deus pelas maravilhas que nos concede sobre a proteção de Maria da Assunção. Ao mesmo tempo queremos marchar contra a violência e contra o extermínio de jovens, pedindo vida e dignidade à Juventude.

Nosso tema é: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história. Nosso lema: Juvetude: muita reza, muita luta, muita festa em marcha contra a violência!

Por isso CONVOCAMOS toda a juventude de nossa diocese, afim de que se organizem para a marcha: com faixas (do grupo de jovens, da cidade, do setor), camisetas, símbolos e tudo mais que mostre nossa alegria em estar celebrando 25 anos de caminhada! Fiquem atentos para o dia, local, e horário e tragam seus grupos e amigos.

Data: 24 de outubro, domingo
Local: Praça do Jacaré - Jales
Horário: 13h30min
Contaremos com a presença de D. Demétrio, nosso bispo

PS1.: ao final da celebração teremos uma grande FESTA com músicas remixadas.
PS2.: repasse esse e-mail para divulgarmos para toda a juventude.

Abraços, até lá!

Coordenação Diocesana de Juventude - CDJ

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Roda de Conversa Jovem - 10 de outubro

"Enquanto caminhavam aconteceu que ficaram curados"
(Lc. 17,14 - 28º Domingo Comum)

Neste tempo de retomada pastoral que as juventudes de nossa diocese está vivendo, muitas vezes nos deparamos com momentos difíceis e desanimadores, porém aquele que nos congrega, Jesus Cristo, nos impulsiona na caminhada e confirma aquilo que quase certeza temos: é caminhando que o caminho se faz! É unicamente caminhando e seguindo os passos de Jesus que nos tornamos fiéis discípulos-missionários para a vida do nosso povo jovem.
E hoje, mesmo diante às dificuldade, Jesus nos faz caminhar com ele e nos concede a graça que necessitamos para nossa caminhada pastoral.
Nossa Roda de Conversa Jovem é um espaço onde percebemos, iminentemente, que Deus nos dá sua força para essa caminhada enquanto jovens unidos.
Neste encontro trocamos experiências, expectativas, nossos desejos e desafios no árduo trabalho da evangelização da juventude... Reassumimos, de forma prática e concreta, nossa opção preferencial pelos pobres e jovens de nossa terra.

Dos muitos assuntos concretos que tinhamos a tratar, grande parte de nosso tempo foi dedicado aos acertos finais para o Dia Nacional da Juventude, que se realizará daqui duas semanas na cidade de Jales. Para esse dia tão especial, convocamos toda a juventude de nossa diocese afim de que se organizem para a marcha: com faixas, camisetas, símbolos e tudo mais que mostre nossa alegria em estar celebrando 25 anos de camuinhada!
Até lá, com MUITA REZA, MUITA LUTA E MUITA FESTA!


Gustavo Pelais - Par. Santo Antônio de Jales

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vem chegando o Dia Nacional da Juventude!

Em outubro deste ano temos a alegria de celebrar mais um Jubileu. São 25 anos que a juventude brasileira celebra o DNJ (Dia Nacional da Juventude), com temas associados à realidade social e às Campanhas da Fraternidade.
Portanto a Coordenação Diocesena de Juventude, em sintonia com a proposta do Setor Juventude da CNBB e, aderindo a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, se prepara para festejar, rezar e marchar a favor da vida.
No dia 24 de outubro celebraremos nosso DNJ. Nossa juventude concentrar-se-á, a partir das 13h30min, na 'Praça do Jacaré' em Jales e as 14 horas seguirá até o Centro de Pastoral da Catedral. Ali celebraremos a misa e, em seguida teremos um momento de confraternização com musicas católicas mixadas.
Caminhada, Missa e Confraternização são três dimensões que estão associadas com o lema do DNJ 2010 - Juventude: muita reza, muita luta, muita festa em marcha contra a violência!
Os trabalhos desse dia foram divididos para cada setor. Nossos jovens estão preparando, nos cantos e recantos de nossa diocese, iluminados pelo mesmo Espírito.
Também foi distribuído para cada setor o material em preparação a esse dia, cujo assunto gira em torno do tema e lema deste ano.
Contamos com o apoio e com o incentivo de nossas comunidades para motivarem a participção dos nossos jovens. Seja bem-vinda a nossa juventude! Sabemos que ela quer viver na luta contra o extermínio e a favor da vida... escolhendo Jesus Cristo como caminho, verdade e vida.
Pe. Valdair Aparecido Rodrigues

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dia Nacional da Juventude 2010

Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2010 está próximo de acontecer e os jovens católicos não escondem sua ansiedade. Afinal, no dia 24 de outubro não se comemorará um DNJ comum, e sim o jubileu de 25 anos de realização deste evento, nascido em 1985 sob inspiração da Organização das Nações Unidas (ONU), que na mesma ocasião instituiu o Ano Internacional da Juventude. O DNJ foi levado adiante pelas pastorais da juventude do país e atualmente conta também com o apoio do Setor da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).O Lema do DNJ faz parte de uma campanha nacional das pastorais em favor da vidaSe a data é especial porque se celebram os 25 anos do evento, seu principal assunto não poderia deixar de tratar disso. Com o tema "DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história", os organizadores pretendem que o DNJ 2010 seja um espaço para rever o tempo passado e projetar passos e sonhos para o futuro. Mais especificamente, um lugar e um momento para refletir quais dívidas sociais o Brasil tem com a juventude, o que está acontecendo com nossa sociedade, e que sociedade se pretende para o próximo um quarto de século.Os assuntos que são debatidos durante o Dia Nacional da Juventude a cada ano dizem respeito também a uma peculiaridade organizacional do evento. O DNJ foi concebido como parte de uma série de três atividades permanentes das pastorais da juventude e, por isso, sua temática, na maioria das vezes, reflete a deles. Por exemplo: o lema do DNJ este ano é: "Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência" e diz respeito aos lemas utilizados na Semana da Cidadania e na Semana do Estudante, outras atividades permanentes da Pastoral.ProgramaçãoApesar de uma possível semelhança com o Dia Mundial da Juventude, o DNJ acontece e é organizado de forma paralela e independentemente do evento religioso internacional. Ao contrário do DMJ, o encontro nacional não é celebrado em um lugar específico, mas sim comemorado em cada diocese do Brasil. O que não significa que o DNJ não possa servir para animar os jovens de cada canto do país a participar do evento mundial, cuja próxima edição ocorrerá em 2011, na cidade espanhola de Madri.O fato das dioceses brasileiras organizarem cada uma sua programação especial do Dia Nacional da Juventude não quer dizer que elas não precisem de uma orientação prévia. Esta está presente no material de formação, que pode ser conseguido no site do Centro de Capacidade da Juventude: www.ccj.org.br. Com este material, cada diocese fica apta a realizar as atividades que precedem o DNJ. São três encontros e uma celebração. O DNJ se trata mais da "culminância desse momento da juventude" do que propriamente de um dia de festa.